Sustentabilidade

Desde a sua primeira edição, em 2007, que o Santa Cruz Ocean Spirit apresenta critérios ambientais e sustentáveis.

A promoção de boas práticas ambientais tem sido transversal às várias edições do evento, através de uma forte componente de sensibilização ambiental reconhecida através da atribuição de inúmeros selos e certificações ambientais.

O Santa Cruz Ocean Spirit compromete-se a:

  • Promover um impacto positivo na comunidade local.
  • Promover um evento zero plástico descartável.
  • Promover ações de sensibilização ambiental para os visitantes, essencialmente crianças e jovens.
  • Implementar estratégias que garantam a mitigação do impacto do evento na praia, em benefício da preservação deste ecossistema.
  • Identificar, anualmente, os pontos fracos e fortes do evento, em consonância com uma gestão baseada na melhoria contínua.

 

EcoEvento Valorsul

O Santa Cruz Ocean Spirit volta a ser um Ecoevento Valorsul, procurando assim reduzir o impacto ambiental resultante do evento e promovendo a gestão adequada de resíduos.

 

"CAPonLITTER"

O Festival Internacional de Desportos de Ondas tem sido uma referência ao nível da implementação de boas práticas ambientais em praias e eventos costeiros, integrando o projeto internacional "CAPonLITTER", coordenado em Portugal pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

O objetivo passa por capitalizar as boas práticas costeiras e melhorar as políticas de prevenção do lixo marinho, através da troca de experiências e da aprendizagem inter-regional.