21.07.2016

Ocean Spirit World Waveski Surfing Titles continua na Praia do Centro

O Ocean Spirit World Waveski Surfing Titles, prova do campeonato mundial de waveski integrado no Santa Cruz Ocean Spirit powered by Tetley, continua a decorrer nas águas da Praia do Centro, Santa Cruz, Torres Vedras. São mais de 90 atletas de 14 países e por isso esta é uma competição que decorre ao longo de vários dias. Hoje, os primeiros a entrar na água foram os atletas das rondas 2 de repescagens dos escalões Masters (40 aos 49 anos), Grand Masters (50 aos 59 anos), Juniores (17 aos 20 anos), Cadetes (13 aos 16 anos) e New Age (21 aos 29 anos).

Seguiram-se os dois heats dos quartos-de-final do Open Feminino. Na meia-final estão assim Sandra Pienaar (ZAF), Ocean Lucas (FRA), Olivia Floch (FRA) e Melissa Farthing (AUS). Decorreu ainda, durante a manhã de hoje, o round 2 de repescagens do escalão Séniores, e os quartos-de-final de Cadetes. Neste último escalão estão apurados para as meias-finais os seguintes atletas:  Remi Clero (FRA), Maxime Hirigoyen (FRA), Noe Le Meil (FRA), Quentin Menault (FRA), Hodei Crujeras (ESP) e Gil Melo (PRT).

Já são também conhecidos os atletas que vão disputar a final da categoria Adaptive (waveski adaptado): Felipe Doria (BRA), Jeff Munson (EUA), Eric Perrier (FRA) e Felipe Lima (BRA). Amanhã continua o quinto dia de Ocean Spirit World Waveski Surfing Titles, a partir das 8h30.

Surf: Catorze portugueses no segundo round da prova masculina

No surf, neste segundo dia de Santa Cruz Pro 2016 realizaram-se os restantes heats da primeira ronda da prova masculina e ainda quatro heats da prova feminina. A competição do mundial de qualificação - que se realiza pela primeira vez em Santa Cruz, a convite da Câmara Municipal de Torres Vedras, no âmbito do 10.º edição do Santa Cruz Ocean Spirit powered by Tetley, - decorreu durante a manhã de hoje e ficámos assim a conhecer os 14 surfistas portugueses - ou a residir no País - que seguem em frente na prova. Na praia do Mirante, mais a Norte, destaque para o atleta das ilhas Reunião Jorgann Couzinet que fez a onda mais alta do dia (8,67 pontos em 10 possíveis). Entre os portugueses, destaque para Nic von Rupp que fez uma onda pontuada com 6,83 pontos.

Seguem ainda em frente para o segundo round Ruben Gonzalez, João Kopke, Tomás Fernandes, Frederico Magalhães, José Ferreira, Jácome Correia, João Guedes e Pedro Coelho que se juntam aos já apurados, no primeiro dia de prova, Jhon Junior, Guilherme Fonseca, Salvador Couto e Andre Moi. Pelo caminho, neste segundo dia de prova, ficaram os portugueses Tiago Santos, Francisco Carrasco, Tomás Ferreira, Miguel Madeira, Francisco Santos e Robertson Gonçalves. Amanhã a prova tem chamada marcada para as 9h.

No primeiro heat do round 2 teremos na água André Moi - atleta brasileiro a residir em Portugal e que compete pelo nosso país -, Vicente  Romero (ESP), Facundo Arreyes (ARG) e Titouan Boyer (MAF). De notar que nesta ronda teremos ainda um heat totalmente português. Na sexta bateria entrarão na água Ruben Gonzalez, Eduardo Fernandes, João Kopke e Tomás Fernandes.

Na prova feminina o grande destaque foi para Carol Henrique - atleta que já venceu três etapas consecutivas da Liga Moche este ano - que fez uma excelente prestação nas ondas de Santa Cruz ao vencer o primeiro heat da prova com um score total de 15,17 pontos em 20 possíveis.

Apuradas para os quartos-de-final estão as seguintes atletas: as portuguesas Carol Henrique, Yolanda Hopkins e Mariana Assis e ainda as bascas Maddi Aizpurua Garbayo, Ainara Aymat, Garazi Sanchez Ortun, Emily Currie (GBR) e Isabel Gundin (ESP).

Mais para Sul, na Aldeia Neptuno, decorreu mais uma vez este ano a iniciativa "Surf Salva", um projeto do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN). Nesta edição, foram quase 20 as crianças que participaram no workshop que teve como objetivo prevenir situações de risco associadas à época balnear, através de ações de sensibilização e de formação que ajudem a prestar auxílio e a reduzir o número de afogamentos.

DJ Overule e MC Virgul e ainda DJ Van Breda sobem hoje ao palco

Ontem, e antes de passarmos aos convidados musicais, mais de 180 pessoas participaram na Night Run. Com o verão a chegar, e à semelhança dos anos anteriores, a prova conta com várias edições ao longo do ano, sendo que a de ontem passou pelo Santa Cruz Ocean Spirit powered by Tetley. Com saída da Azenha, às 21h30, a prova passou por vários pontos de Santa Cruz, como por exemplo a Aldeia Neptuno.

De seguida, a festa fez-se com os Meninos da Vadiagem para mais de 3.600 pessoas. Este é um projeto musical de Stº André (DJ e MC), Mike (Maschine) e Thomas (Scratch). Os três compõem este explosivo coletivo de DJs. O nome expressa a forma de viver destes três amigos e representa a ideologia de uma geração. A noite terminou com a energia de Filipa More na mesa de DJ, a partir da 1h30.

Hoje, a festa promete já que os convidados são de renome. A partir da meia-noite, Overule feat. MC Virgul vão animar a noite. Há poucos palcos que Bruno Castro (Overule) não terá já pisado. Reconhecido em Portugal e além-fronteiras, o DJ e produtor tem sempre uma média anual de 150 atuações. A ele junta-se nesta noite Virgul, que todos conhecemos como tendo sido um dos grandes nomes dos Da Weasel, seguindo depois para outros projetos como os Nu Soul Family. Recentemente estreou-se a solo, sendo que o álbum sairá este verão. O primeiro single chama-se "I Need This Girl" e foi escrito por Carlão e Virgul, que assim se "reencontram", e tem música de Héber Marques, dos HMB. A noite termina com Van Breda na mesa de mistura.