26.07.2015
Chegou ao fim mais um Santa Cruz Ocean Spirit powered by Blue. E claro, a festa fez-se nas ondas e na piscina da Aldeia Neptuno, na praia do Centro, em Santa Cruz, com a entrega de prémios. Na Taça de Portugal de Surfing Montepio a grande vencedora foi a Associação Onda do Norte (AON), com 9.725 pontos. A equipa que venceu no bodyboard e longboard, apenas não ficou em primeiro na categoria de surf, ganha pelo Ericeira Surf Clube (ESC). Em 2.º lugar na geral ficou o Clube Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos (CRCQL), com 9.097 pontos, e em 3.º, com 8.308 pontos o Peniche Surfing Clube (PPSC).
Durante o dia de hoje foram assim conhecidos os restantes vencedores individuais, depois de, nos últimos dias, já se terem apurado os campeões de bodyboard e longboard. Assim, em surf senior open o grande vencedor – e a repetir o resultado do ano passado – foi Jhon Junior (SCP). Na bateria final, o surfista brasileiro, a residir em Portugal, bateu Sebastião Furtado (AON) que ficou em 2.º lugar, Francisco Santos (ESC) em 3.º e João Cardoso (SCP) em 4.º. Na categoria surf senior feminino foi Carina Duarte (ESC) a grande vencedora. A campeã nacional de surf em 2008 e 2013 venceu no heat da final as surfistas Inês Silva (CRCQL), Sofia Oliveira (PPSC) e Matilde Antunes (CSC) que ficaram em 2.º, 3.º e 4.º lugares respetivamente.
Em surf junior, o vencedor foi Diogo Mendes (CRCQL). Em 2.º lugar ficou Ruben Vita (AON), em 3.º Tiago Santos (ESC) e em 4.º António Rodrigues (AON). Nesta mesma categoria, mas no feminino, a vencedora foi Inês Bispo (ASCC), deixando para a 2.ª posição Mafalda Lopes (CSC), para 3.º Camila Costa (PPSC), e para 4.º Carolina Santos (PPSC). Partindo agora para as atletas mais jovens, em surf cadetes, a vitória foi para Tomás Ribeiro (CSC), seguindo-se Tomás Abreu (CRCQL) em 2.º, Ricardo Augusto (PTMSC) em 3.º e Gonçalo Magalhães (AON) em 4.º lugar. Quanto ao surf juvenil, o vencedor foi Afonso Antunes (ASCC), que deixou para 2.º lugar Gabriel Ribeiro (ESC), para 3.º Lourenço Nunes (SCP) e para 4.º Diego Alves (ESC).
Assim, em jeito de resumo, e recordando os resultados dos dias anteriores já comunicados, em longboard o grande vencedor foi Sebastião Maia (AON); em bodyboard senior foi Daniel Fonseca (PPSC); na categoria cadetes, o grande vencedor foi Miguel Ferreira (AquaCarca); em bodyboard Juvenil, o primeiro lugar foi para Marco Vieira (AON); na final feminina sénior foi Catarina Sousa (AquaCarca) quem levou a melhor, e em femininos junior, Teresa Coelho (AquaCarca) foi a vencedora. No bodyboard junior, Guilherme Guerra (CRCQL) ficou em primeiro lugar. Todos os resultados da final e tabelas classificativas estarão disponíveis no Facebook e no site do Santa Cruz Ocean Spirit powered by Blue.
Quanto à terceira e última etapa do Campeonato Nacional AEE Magicam 2015 Kayaksurf e Waveski, na categoria kayaksurf HP, Alberto Miguel foi o grande vencedor, com um score total de 11,67 pontos (em 20 possíveis). Em 2.º lugar ficou Bruno Melo, em 3.º Ricardo Ribeiro, e em 4.º André Pinto. Na categoria kayaksurf IC, a vitória foi para André Pinto (7,3 pontos), batendo na final Carlos Dionísio (2.º), Rui Ribeiro (3.º) e Bruno Melo (4.º). Passando para o waveski, o 1.º lugar foi novamente para Alberto Miguel (7,85 pontos). Em 2.º ficou Diogo Melo, em 3.º Rui Ribeiro e em 4.º Gil Melo.
Para finalizar, foram ainda destacados os atletas da categoria fun – categoria de iniciação. O vencedor foi Jorge Reis, que bateu na final Bernardo Vieira (2.º), Fernando d'Andrade (3.º) e João Cerol (4.º). De notar que foi ainda entregue o prémio Best Wave (melhor onda) a Bruno Melo, que fez uma pontuação de 6,83 pontos.
Esta etapa do circuito nacional das duas modalidades já passou por Peniche e pela Nazaré. Na primeira etapa os vencedores foram André Pinto (na categoria kayaksurf HP), Bruno Melo (Kayaksurf IC) e Gil Melo em waveski. Na Nazaré, os primeiros lugares foram para André Pinto (nas categorias kayaksurf HP e IC) e Bruno Melo em waveski. Sendo esta a terceira e última etapa, os grandes vencedores do campeonato já são assim conhecidos. Em kayaksurf HP o campeão foi André Pinto, que venceu ainda na categoria kayaksurf IC. Quanto ao waveski, o ouro foi para Gil Melo.
E foi em ambiente de festa que o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Miguel, fez um balanço desta 9.ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit powered by Blue. “Foi super positivo tanto de dia como de noite. Sendo um evento de mar, o nosso festival tem esta componente lúdica, da noite, que também nos distingue de outros eventos semelhantes. Em termos desportivos tivemos cerca de 400 atletas. Conseguimos realizar as provas todas conforme estavam previstas. E chegar a este último dia com este ambiente é sinal que as pessoas estão felizes. E nós também”, afirmou.
Este ano, no que toca a animação noturna foi também um ano de recordes. “Batemos o recorde de assistência. Quer dentro quer fora de portas. E é ótimo ver que o nosso público são também as famílias. Vem o filho, os pais e os avós. E não tivemos qualquer tipo de incidente. Os patrocinadores estão super felizes. Estou feliz e com vontade de fazer algo ainda melhor no próximo ano, que é sempre o meu desafio”, acrescentou ainda o autarca.
Quanto à localização, na praia do Centro, esta foi também uma aposta acertada. “O evento tem andado ao sabor da areia e do mar. No ano passado experimentámos esta praia, com algum receio, mas saiu muito bem. Este ano, saiu ainda melhor. Penso que é o local ideal, pela extensão e porque causa menos transtorno. Este é um evento urbano, e o que se quer é que as pessoas cheguem à praia a pé, sem usar o automóvel. Aqui é o local ideal”, concluiu o autarca Carlos Miguel.
Noite de festa no encerramento do festival
Ontem, penúltima noite de festival, a festa fez-se com uma Noite Mega Hits e Hugo Rizzo. Antes dele foi a vez de Rui da Silva & Luigy subirem ao palco. A noite terminou com o DJ Bully. Hoje, último dia do festival, está reservada para os Souls of Fire. A banda conta já com muitos capítulos ao longo de 15 anos de existência. Com três álbuns editados, trazem na bagagem muitos concertos por todo o país e a sorte de ter tido encontros com as maiores influências da banda, tais como: The Wailers, Alpha Blondy, I Jahman, Groundation, Ponto de Equilíbrio, Skatalites, Don Carlos, The Gladiators, Black Uhuru, Natiruts, Gentleman, entre muitos outros. A noite que vai começar com André Pinto fecha, como já é habitual, com a música do DJ Cenoura.