25.07.2015
O penúltimo dia do Santa Cruz Ocean Spirit powered by Blue ficou reservado para a Taça de Portugal de Surfing Montepio e já se conhece mais um vencedor. As ondas da praia do Centro, em Santa Cruz, acolheram hoje a final de longboard e o primeiro lugar foi para Sebastião Maia (AON). Na bateria da final, que decorreu há alguns instantes, o atleta do Norte bateu João Carvalho (PPSC), que terminou em 2.º lugar, Pedro Monteiro (CRCQL), em 3.º, e Sebastião Furtado (AON) em quarto.
Hoje decorreram ainda as meias finais das categorias de surf senior, surf cadetes e surf junior. Amanhã último dia do festival, serão conhecidos os grandes vencedores de todas as modalidades e categorias, nesta que é a única prova por clubes do calendário nacional. Assim, na categoria surf senior estão na final João Cardoso (SCP), Jhon Junior (SCP), Francisco Santos (ESC) e Sebastião Furtado (AON); em surf cadetes, Gonçalo Magalhães (AON), Tomás Ribeiro (CSC), Ricardo Augusto (PTMSC) e Tomás Abreu (CRCQL); em surf junior estão apurados António Rodrigues (AON), Diogo Mendes (CRCQL), Tiago Santos (ESC) e Ruben Vita (AON).
Recorde-se que ontem foram conhecidos os vencedores das várias categorias de bodyboard, sendo que, na frente, nesta modalidade, está a Associação Onda do Norte. Em destaque esteve Daniel Fonseca (PPSC) que, depois de vencer a etapa do Circuito Nacional de Bodyboard em Santa Cruz, na passada terça-feira, venceu ontem a categoria sénior da Taça de Portugal de Surfing Montepio. “Santa Cruz é perto de minha casa, treino aqui muitas vezes. Tenho facilidade de vIr aqui treinar, e conheço melhor estas ondas. No ano passado fiz terceiro lugar no Nacional Open, aqui em Santa Cruz, mas não fui à Taça. Este ano vim mais concentrado e resultou bem”, disse Daniel Fonseca.
Quanto ao Circuito Nacional de Bodyboard, esta é a segunda prova que coroa o atleta de 21 anos de Peniche. “A primeira que venci foi no 1.º ano que saí dos sub-18, em 2012. Voltar às vitórias é bom. Agora é tentar dar o máximo nas outras etapas e lutar por vencer”, concluiu.
Amanhã, último dia do Santa Cruz Ocean Spirit powered by Blue arranca a 3.ª etapa do Campeonato Nacional AEE Magicam 2015 Kayaksurf e Waveski, com 41 inscritos nas quatro categoria (kayaksurf HP, kayaksurf IC, waveski e fun – categoria de iniciação). Embora o arranque estivesse marcado para hoje, teve de ser adiado, devido a questões de segurança e às condições demasiado agitadas do mar. Esta etapa do circuito nacional das duas modalidades já passou por Peniche e pela Nazaré. Na primeira etapa os vencedores foram André Pinto (na categoria kayaksurf HP), Bruno Melo ( Kayaksurf IC) e Gil Melo em waveski. Na Nazaré, os primeiros lugares foram para André Pinto (nas categorias kayaksurf HP e IC) e Bruno Melo em waveski. Este é um evento mais uma vez organizado pela Federação Portuguesa de Canoagem.
A contar com o patrocínio principal da AEE Magicam desde 2014, este é um evento que regressa assim a Santa Cruz, “Começámos esta aventura no ano passado. E desde então, além do circuito nacional, já estivemos em alguns eventos relacionados com o kayaksurf, como recentemente a Taça Ibérica, em Espanha. A nível individual estamos também associados a alguns fabricantes nacionais e atletas. Estamos muito contentes com o trabalho que se está a fazer”, defendeu Miguel Pedro, representante ibérico da AEE Magicam. De acordo com o responsável a associação a este circuito foi uma “boa forma de promover a marca no mercado português”.
Noite Mega Hits anima Santa Cruz
Ontem, Rodolfo Silva abriu o palco principal, para dar depois espaço a D’Alva, A quem se juntou Ben Monteiro, num misto de influências tão díspares como Michael Jackson, Spice Girls e James Blake. A noite terminou com Van Breda. Hoje, penúltima noite de festival, a festa faz-se com uma Noite Mega Hits e Hugo Rizzo. Antes dele é a vez de Rui da Silva & Luigy subirem ao palco. A noite termina com o DJ Bully.