01.08.2024

Santa Cruz Ocean Spirit termina com anúncio da data para 2025

Chegou ao fim a 16ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit - Festival Internacional de desportos de ondas. Pela Aldeia Neptuno, passaram muitos visitantes, entre os dias 19 e 28 de julho, para assistirem às diversas provas nas várias modalidades de desportos de mar, que obtiveram uma série de conquistas.

Na sessão de encerramento, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, sublinhou que "Embora esteja profundamente relacionado com os desportos de ondas, o Santa Cruz Ocean Spirit 2024 veio comprovar que é um evento para todos, agregador e inclusivo. Os atletas encontraram-se aqui em etapas que integram os circuitos nacionais e internacionais das modalidades, como aqui também se encontraram os amantes de música, de praia e de Santa Cruz. Com uma tenda pedagógica que educou para a literacia dos oceanos e atividades que promoveram hábitos de vida saudáveis e convidaram a experimentar modalidades, é fácil perceber porque é que o Ocean Spirit foi reconhecido como o "Evento Desportivo Internacional do Ano" pela Cidade Social, no âmbito do programa "Município amigo do desporto". Terminou a sua intervenção, com o anúncio das datas do Santa Cruz Ocean Spirit, no próximo ano, que se realizará de 18 a 27 de julho.

Um festival, que une os desportos de ondas e a música, alcançou um balanço extremamente positivo, onde se destacou as ondas para a prática das diferentes modalidades, cativou novos públicos e diversos géneros de música e, desta forma "acreditamos ter alcançado um equilíbrio na programação deste evento, que tem também a capacidade de promover Santa Cruz e Torres Vedras a nível internacional, sendo para isso essencial o envolvimento dos vários parceiros, a quem agradecemos", afirmou o presidente do conselho de administração da empresa municipal Promotorres, Rui Penetra. 

  

No mar:

Durante 10 dias, passaram um total de 440 atletas de 20 nacionalidades diferentes que participaram em quatro competições de modalidades distintas: surf, longboard, bodysurf e skimboard.

No Eurosurf Junior, as finais foram vividas com grande emoção, tornando-se a Espanha, a bicampeã europeia, vencendo a França e deixando a nação anfitriã, Portugal, em terceiro lugar. No Pro Junior, a prova rainha, onde Maria Salgado, atleta local, conquistou pela primeira vez o título de campeã nacional feminina e Martim Nunes confirmou o seu título nacional. Ainda, realizou-se a 20º edição do campeonato internacional de skimboard, a primeira etapa do circuito nacional de skimboard e o 10º campeonato nacional de bodysurf, onde nove foram realizados no evento. 

Em terra:

A emoção não ficou apenas no mar, porque a Aldeia Neptuno ofereceu diferentes atividades para todos ao longo dos dias. Crianças e jovens participaram nas Happy Hours na piscina do areal, que puderam desfrutar do Stand Up Paddle e do KayakSurf e, ainda da funzone, onde divertiram-se, com trampolins, raquetas de praia, ténis de mesa e tiro com arco. Para além disso, os amantes do fitness tiveram a oportunidade de participar nas aulas sunset, onde desafiaram os seus limites físicos num cenário único à beira-mar.

O surf adaptado, também tem tido uma presença assídua no evento, com uma demonstração e experimentação de surf para pessoas com deficiência. Realizado por técnicos de escolas de surf locais, com utentes da ADAPECIL - Associação de Amor para a Educação de Cidadãos Inadaptados da Lourinhã e com a APECI - Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras. O bodyboard também não foi esquecido, com um workshop de uma aula experiencial, promovido pela Catarina Sousa, ex-atleta, para a promoção da modalidade, junto do público feminino. Para os entusiastas de skimboard, houveram duas master class com os treinadores Hugo Santos, Pipa Pinto e Marcos Casteluber, onde puderam adquirir vários conselhos e conhecimentos.

A tenda pedagógica, dedicada ao Serviço Educativo, envolveu centenas de crianças em atividades de conhecimento e diversão na área da sustentabilidade. Neste âmbito, o Santa Cruz Ocean Spirit voltou a ser, um Ecoevento Valorsul, procurando assim reduzir o impacto ambiental resultante do evento e promovendo a gestão adequada de recolha seletiva de resíduos (papel/cartão, embalagens de plástico e vidro) e também resíduos alimentares (óleos). De salientar, que também existiram ações de sensibilização antes e durante o evento, tais como: uma campanha junto dos proprietários dos espaços de comida e bebida, com o intuito de sensibilizar a deposição seletiva de resíduos, através de uma distribuição de diferentes sacos e, ainda esteve presente uma equipa de mochileiros que percorreu o recinto, para incentivar as práticas sustentáveis e aumentar a conscientização ambiental entre os visitantes.

Ainda, a organização colocou à disposição, mais uma vez, de todos os visitantes o copo reutilizável, de um material resistente que permite ser reutilizado, evitando-se, consequentemente, a utilização dos copos de plástico de utilização única, estando disponível nos pontos de venda de comida e bebida.

O projeto Rede Biatakí, também esteve presente com produtos verdadeiramente sustentáveis criados para ajudar na redução da poluição ambiental causada pelo descarte da beata de cigarro em espaço público. Durante os dez dias, ainda houve uma limpeza de beatas entre as praias do Mirante e Navio.

Ao nível da segurança e do socorro, de salientar que o projeto "Salva e Salva-te" fez uma ação prática de sensibilização para jovens (12-15 anos), com o intuito de prevenirem acidentes no mar e aprenderem técnicas de autossalvamento. Uma parceira com os Bombeiros Voluntários e a Proteção Civil de Torres Vedras.

O cartaz musical contou com vários artistas, tais como: Carolina de Deus; I Love Baile Funk; Danni Gato; Sam The Kid (Dj Set) & Dj Big Hosted by: Sir Scratch; Papillon; The Legedary Tigerman; Linda Martini; Márcia; Leo Middea e Orquestra Bamba Social - Roda de Samba. Os Djs locais abriram e encerraram o palco do areal da Aldeia Neptuno, todas as noites.

 

O Santa Cruz Ocean Spirit é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da empresa municipal Promotorres. O patrocinador oficial é a Super Bock Sky. O banco oficial é a Caixa Agrícola de Torres Vedras. A viatura oficial é Tecsport. A MEO Empresas também é patrocinadora. O Hotel Golf Mar é o hotel oficial. A água oficial é Vimeiro. A rádio oficial é a Mega Hits e a televisão oficial é a Fuel TV. A Decathlon e a Delta como apoio e Kayaksurf.net, Surftotal e Grafivedras como apoio à divulgação. Os parceiros desportivos são: a European Surfing Federation; a Federação Portuguesa de Surf; Associação Nacional de Surfistas; Associação Sealand Santa Cruz e o Surf Social Wave. É um Ecoevento Valorsul. A Cruz Vermelha Portuguesa 32 e a Oeste Portugal são parceiros e a loja oficial é a Mar Gifts. Os apoios institucionais são: Visit Portugal; Turismo Centro Portugal, Instituto Português do Desporto e Juventude.