16.07.2022
Dois anos depois, o espírito do oceano está de volta. A 14.ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit - Festival Internacional de Desportos de Ondas arrancou esta sexta-feira, 15 de julho, na Praia do Mirante. Foi ao por do sol que a Aldeia Neptuno abriu portas aos primeiros visitantes, no tão aguardado regresso do evento ao areal do concelho de Torres Vedras.
"Confesso que estou um pouco emocionado por voltarmos a ter aqui o Ocean Spirit" afirmou o presidente da empresa municipal Promotorres, Rui Penetra, na cerimónia de abertura do evento. Rui Penetra destacou a vertente desportiva do festival, por onde vão passar mais de 400 atletas de cerca de 20 países nas três provas de competição.
O presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha, acredita que esta "vai ser uma semana incrível de competição." João Aranha destacou a realização do Eurosurf Junior, que irá para a água este domingo, já que "com o advento do surf olímpico, nota-se que as seleções estão com muito mais força, muito mais competitivas, investem brutalmente nos seus ativos."
Lembrando que o evento regressa em plena Década dos Oceanos, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, sublinhou a importância da preocupação ambiental do evento. "O serviço educativo faz um trabalho sempre excecional naquilo que é a literacia para a sustentabilidade, a preservação do ambiente, a limpeza das praias e a manutenção dos oceanos" afirmou, recordando que as atividades pedagógicas terão como tema a "Recuperação dos Ecossistemas".
Ao ritmo do oceano
Às intervenções seguiu-se a atuação do Estúdio Dança Flui, num momento que evocou o "Espírito do Oceano" e que culminou na entrega de uma mensagem à presidente da Câmara Municipal sobre a relação dos humanos com o oceano. A partir daí, coube aos Combe Capelle marcar o ritmo desta primeira noite. O grupo de percussão, que tem sido presença assídua ao longo das várias edições do evento, fez dançar os visitantes que chegavam ao recinto para o primeiro concerto desta edição.
"Deixar as pernas caminhar e ver as ondas rebentar", assim cantava Frankie Chavez no palco da Aldeia Neptuno. Num concerto marcado pelas sonoridades características do seu blues/folk, uma plateia de todas as idades também dançou ao som de músicas de Xutos & Pontapés e The Beatles, revisitadas por Chavez neste seu regresso ao festival.
Seguiram-se clássicos emblemáticos lançados pelo DJ Cenoura, que fechou a primeira noite do Santa Cruz Ocean Spirit aos comandos da cabine da Aldeia Neptuno.
Este sábado conta com o início do programa desportivo, com o arranque do Internacional de Skimboard. Durante a tarde terá lugar a cerimónia de abertura do Eurosurf Junior, com um desfiles das seleções pelas ruas de Santa Cruz, às 16h00. O programa musical deste sábado conta com o DJ Bomber Jack, às 22h00, seguindo-se a atuação de Deejay Kamala e NBC, às 00h30.