22.07.2019

Segundo dia de prova do Eurosurf 2019 com seleção nacional em grande destaque

Um dia bem longo e deveras preenchido foi o que esta segunda-feira proporcionou no Santa Cruz Ocean Spirit 2019. Mais de 10 horas de competição e um total de 30 heats cumpridos naquele que foi o segundo dia de prova do Eurosurf 2019.

A buzina do primeiro heat soou às 9 horas em ponto para dar lugar às seis baterias que faltavam realizar da primeira fase do Surf Masculino, logo seguidas por duas rondas do Surf Feminino e por último, a fechar as hostilidades competitivas, o Round 1 do Quadro Secundário (Repescagens) do Surf Feminino.

À imagem de ontem, a seleção nacional começou a jornada de forma positiva. Pedro Coelho esteve à altura do desafio, aproveitou as boas ondas de Santa Cruz para esgrimar um dos maiores scores do dia (12,25 pontos) e acabou por se juntar aos companheiros de equipa, Eduardo Fernandes e Pedro Henrique, na segunda fase do evento.

Também de assinalar os desempenhos e a experiência de Roberto D’Amico (Itália) e de Jay Quinn (País de Gales) que conseguiram as duas maiores pontuações neste início de semana - 12,50 e 13,90 pontos, respetivamente. Quinn, que é o campeão europeu em título, registou ainda uma das ondas mais pontuadas - 7,25 pontos; numa direita a abrir onde gerou velocidade e desferiu duas rasgadas a soltar muita água para o ar antes de finalizar com um poderoso reentry na junção.

Mais tarde, foi a vez do Surf Feminino tomar conta do espetáculo. Nos 24 confrontos realizados são de destacar as performances da alemã Noah Klapp (13,00 pontos), da espanhola Garazi Sanchez (13,50 pontos) e ainda da portuguesa Mafalda Lopes que, graças a duas fantásticas ondas de 7,25 e 6,50 pontos, garantiu a pontuação mais alta do dia - 13,75 pontos.

Para a jovem surfista portuguesa o desempenho de hoje serve de motivação para o que os próximos dias reservam: “é ótimo estar a participar aqui no Ocean Spirit, adoro este campeonato e o ambiente é excelente, as pessoas estão sempre divertidas. Também é ótimo estar a representar Portugal aqui no nosso país, sobretudo no Open, porque é uma responsabilidade ainda maior, sendo que ainda sou júnior. A minha prova de correu bem, demorei um pouco a começar, mas iniciei com uma boa onda, e acho que continuei sempre a melhorar, tendo feito até um reverse numa onda, que me deu um 7”.

Relativamente aos restantes elementos da equipa portuguesa, é também de realçar a continuidade em prova de Francisca Veselko, vencendo as duas baterias em que participou sem pestanejar. Já Carolina Santos, depois de um primeiro heat fantástico, não encontrou as ondas certas no Round 2 e foi remetida para as repescagens ao ficar em terceiro lugar.

Tiago Matos, diretor técnico da Federação Europeia de Surf, fez também um balanço muito positivo destes primeiros dias da competição: “é sempre bom voltar ao Ocean Spirit, ter uma prova internacional com esta excelente organização e com todas as condições que o município de Torres Vedras, a Promotores e a Sealand nos dão, para asseguramos uma das melhores provas a nível europeu. Foi um dia com muita ação e tivemos boas ondas, portanto temos tudo a correr de feição.

As provas de hoje (ontem) tiveram um ótimo nível e foi a primeira vez que tivemos a igualdade de género, portanto 3 homens e 3 mulheres a competir. Foi um desafio para muitos países conseguirem ter competidoras com nível, mas penso que todos eles conseguiram trazer as melhores surfistas de cada país e isso notou-se nas performances dentro de água”.

A competição prossegue esta terça-feira, com chamada marcada às 8h45, sendo que iniciará com Surf Feminino e com dois pódios a funcionar em simultâneo. O Eurosurf 2019, campeonato da Europa de surf que está inserido no Festival Ocean Spirit, termina no próximo dia 28 de julho.

A animação musical do dia de hoje está a cargo dos portugueses Oro, às 19h00, e dos Opaz, às 22h00. Às 23h30 é a vez dos franceses Sönj subirem ao palco com os sons da música medieval e tradicional da Bretanha.