20.07.2019
A 13ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit arrancou, esta sexta-feira, na Praia do Mirante, em Santa Cruz, em Torres Vedras. Numa edição que tem como âncora os desportos do mar, mas que chega com o novo conceito dos concertos com "Músicas do Mundo", foi a performance dos portugueses Velha Gaiteira que marcou o início do Festival, uma atuação que trouxe as sonoridades tradicionais da gaita de fole transmontana e as percussões da Beira Baixa.
A noite que assinalou o início do Festival Internacional de Desportos de Onda contou com um momento de apresentação que ficou a cargo de Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, e de Rui Penetra, presidente da Promotorres, E.M.
Na ocasião o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, começou por realçar o facto deste ser um projeto que se assume de âmbito local, agradecendo o envolvimento de todos os parceiros que se associaram e contribuíram para fazer deste um projeto diferenciador. Para além disso, o presidente da autarquia destacou ainda os mais de 2 mil atletas que ao longo de 13 anos “passaram pelos nossos mares e levaram o nosso território no coração”. O discurso terminou com a “responsabilidade acrescida para a seleção portuguesa de revalidação do título conquistado na Noruega”.
Na sua intervenção, o presidente da empresa municipal Promotorres, Rui Penetra, realçou as preocupações ambientais associadas ao evento, que nesta edição aderiu mais uma vez o "Sê-lo Verde", sendo o único evento desenvolvido na praia que tem este "carimbo" de sustentabilidade ambiental e que faz deste um Eco Evento. Além disso, salientou ainda a decisão estratégica de apostar no desporto como figura principal dos 11 dias do evento, não descurando, contudo, todas as outras componentes de animação musical e a complementaridade com outras atividades que permitem viver a praia na sua plenitude.
O Festival Internacional de Desportos de Ondas, que decorre até 28 de julho, conta com um vasto programa desportivo, mas tem como “prova rainha” o Eurosurf, que vem pela primeira vez a Santa Cruz, trazendo até à Praia do Mirante as 15 melhores seleções europeias e entre 100 a 120 atletas nacionais e internacionais.
Num evento que tem nos desportos de mar o seu expoente máximo, destaque ainda para o Internacional de Skimboard Santa Cruz que vai decorrer nos dias 20 e 21 de julho, assim como o Campeonato Nacional de Bodysurf Ocean Spirit Pro que acontecerá nas mesmas datas, e ainda o Kayaksurf & Waveski Session que terá lugar no dia 27 de julho, competições que contam com a participação de mais de uma centena de atletas.
Destaque ainda para a Fun Zone, uma zona de experimentação que vai contar com um mini halfpipe, trampolins e segways, e que é uma das grandes novidades desta edição do Santa Cruz Ocean Spirit.
No dia de hoje, para além do arranque das provas desportivas, a animação noturna estará a cargo das atuações musicais de Nilson Dourado (19h00), Nação Vira Lata (22h00) e Karyna Gomes (23h30), que irão subir ao palco instalado na Praia do Mirante, e brindar os visitantes com os ritmos brasileiros, portugueses e africanos.
O Santa Cruz Ocean Spirit é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Promotorres, E.M. Tem a Meo, a Tecauto – Volkswagen e a Vimeiro como patrocinadores. A rádio oficial é a Mega Hits. A televisão oficial é a Fuel TV. O apoio à divulgação está a cargo de Grafivedras, Kayaksurf.net e Torres Vedras Web. Parceiros: Cruz Vermelha e Associação Sealand Santa Cruz. Loja oficial: Mar Gifts. Certificação ambiental do Ministério do Ambiente, Fundo Ambiental e Sê-lo Verde. Apoio institucional: Turismo de Portugal, Turismo Centro Portugal e Oeste Portugal.
O programa do Festival está disponível em: www.oceanspirit.pt